Posts recentes

A decisão de regozijar-se!

Aqueça o Coração!

Entre o devocional de ontem e hoje acrescentei a leitura do livro “Poder para mudar sua vida” de RICK WARREN.

Gostaria de compartilhar com vocês parte do capítulo 4 onde ele fala sobre “A decisão de regozijar-se!”.

…Também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança… Rm 5.3

…Os cristãos podem ser positivos até mesmo em uma situação negativa porque sabem que Deus tem um propósito para permitir aquela situação. Temos uma perspectiva que os não-cristãos não têm. E a nossa perspectiva sempre determina como reagimos diante dos acontecimentos que nos cercam.

Recentemente, li uma carta que uma universitária escreveu a seus pais. Ela demonstra claramente como a perspectiva influencia nossas reações. A carta dizia:

Queridos mamãe e papai:

Sinto muito por ter ficado tanto tempo sem escrever. Infelizmente, todos os meus papéis de carta foram destruídos na noite em que nosso dormitório foi incendiado polos grevistas. Agora já recebi alta do hospital, e os médicos disseram que, cedo ou tarde, recuperarei a visão. Bill, o maravilhoso rapaz que me salvou do incêndio ofereceu-se gentilmente para partilhar comigo seu pequeno apartamento até que o dormitório seja reconstruído. Ele e de uma boa família, por isso vocês não devem se surpreender quando lhes disser que vamos nos casar. Na realidade, como vocês sempre quiseram um neto, gostarão de saber que serão avós no próximo mês.

P.S.: Por favor, ignorem a minha redação acima, que fiz para a aula de português. Não houve incêndio, e eu não fui hospitalizada, não estou grávida e nem mesmo tenho um namorado. Entretanto tirei D em francês e E em química, e só queria ter certeza de que vocês receberiam estas notícias sob a devida perspectiva.

A perspectiva faz toda diferença do mundo. A forma como você reage diante dos problemas no trabalho, em casa, com a saúde, depende da sua perspectiva. Paulo diz que, como cristãos podemos nos alegrar ate mesmo em períodos difíceis, porque temos esperança e sabemos que Deus está operando em nossa vida. Temos perspectiva.

Paulo nos lembra: “Sabemos que a tribulação produz…”. Faça um circulo ao redor desta palavra. O sofrimento pode ser produtivo! Ele realiza alguma coisa. Os problemas têm um propósito. Suas provações e dificuldade têm valor. É mais fácil lidar com o sofrimento quando sabemos que ele tem um propósito, que não é em vão.

Tive privilégio de assistir ao parto dos meus três filhos. Permita-me contar-lhe a respeito. Vi o sofrimento no rosto da minha mulher no trabalho de parto. Agora, sei porque o chamam de “trabalho”, Contudo, também vi a expressão em seu rosto quando a enfermeira colocou o bebê recém-nascido, enrolado em um pano, em seus braços cansados. Ela revelava que o esforço e a dor tinham valido a pena, produzindo uma nova vida!

Agora, o que exatamente nosso sofrimento produz? Primeiro, Paulo diz que produz perseverança (Rm 5.3). A palavra grega traduzida como perseverança significa literalmente “a capacidade de lidar com a pressão”, de aguentar, nunca desistir, nas continuar em frente. Quando passamos por uma dificuldade sem desistir, nosso caráter e nossa confiança são fortalecidos, capacitando-nos a lidar com pressões ainda maiores no futuro.

Contribuir com o blog Confia no Senhor

A seguir, Paulo diz que a perseverança produz caráter (Rm 5.4). Essa palavra ocorre apenas cinco vezes na Bíblia e significa “confiabilidade”. É como a mala de que falamos, que foi jogada de um lado para o outro no aeroporto. Essa mala tem caráter, é confiável. Deus quer fazer de você esse tipo de pessoa e usa o sofrimento para isso. Ele usa os problemas de sua ida para produzir perseverança e caráter. E é o caráter, não as circunstâncias, que produz regozijo.

Então, Paulo diz que o caráter produz esperança (Rm 5.4). Lembre-se de que a palavra esperança, na bíblia, não significa “eu quero” ou “eu preciso”. Significa confiança no poder de Cristo. Em vez de destruir a nossa esperança, os problemas destinam-se a desenvolvê-la!

Seja como for, um problema que você mesmo criou, que alguém lhe causou ou que o diabo provocou foi Deus quem permitiu. Se você é cristão, nada acontece em sua vida por acaso.

É de vital importância assimilarmos o fato de que há um propósito por trás de nossos problemas, mas também é importante compreender que os problemas não produzem automaticamente a perseverança, o caráter e a esperança. Talvez você conheça pessoas que passaram por situações difíceis, mas as dificuldades e os sofrimentos não produziram nenhum caráter positivo na vida delas. Em vez disso, tornaram-se amargas, iradas e tensas. A perseverança, o caráter e a esperança são produzidos em nós apenas quando optamos pela atitude certa. E qual é a atitude certa? Alegria é a atitude certa. Quanto aprendemos a nos regozijar no problema, não por causa do, mas no problema, Deus o utiliza para o bem em nossa vida.

Tiago reproduz o ensinamento de Paulo sobre este assunto: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova de sua fé produz perseverança” (Tg 1.2,3). Observe, novamente, que a alegria vem porque “sabemos”. Sempre é uma questão de perspectiva. Tiago continua: “E a esperança deve ter a ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (v.4). Deus diz que os problemas em sua vida têm a finalidade de produzir maturidade.

Nenhum estudo da alegria cristã seria completo sem mencionar o livro de Filipenses. Se você quiser compreender a alegria, leia filipenses. Nessa pequena carta, Paulo fala mais de dez vezes sobre regozijo e alegria. Destaque esses versículos e medite sobre eles. Memorize alguns deles de modo que Deus possa usá-lo para produzir alegria.

A propósito, você sabe onde Paulo estava quando escreveu esta carta cheia de alegria? Estava na prisão! Em geral, não pensamos sobre a prisão como um lugar de regozijo, mas Paulo aprendeu a estar contente em qualquer situação, e sua alegria não dependia de circunstâncias. Os cristãos podem estar alegres em momentos difíceis porque sempre há esperança e porque o propósito de Deus sempre é maior do que qualquer problema.

Ele está conosco

Em Romanos 5.11, Paulo menciona o terceiro motivo por que podemos estar alegres: “Nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tronou amigos de Deus” (NTLH). Podemos nos regozijar, não importam as circunstâncias, porque Deus está sempre com aqueles que crêem nele, em qualquer lugar ou situação. Como crentes, fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo. Tornamo-nos seus amigos, e essa amizade durará para sempre. Reserve alguns minutos agora mesmo para meditar Isaías 43.2: “Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo fogo, as chamas não o queimarão” (NTLH).

Talvez você precise desse versículo esta semana. Ele está dizendo que, se for crente, Deus estará com você e nada poderá oprimi-lo. Nada poderá destruí-lo, nem o diabo, (ele não tem poder suficiente), e nem as pessoas, e Deus não irá fazê-lo. Nada poderá oprimi-lo! Não importa o que tenha de enfrentar na vida, você nunca estará sozinho. Esse é o motivo para regozijar-se!

Fonte: PODER PARA MUDAR SUA VIDA – 12 LIÇÕES PARA OBTER UMA VIDA PRÓSPERA COM DEUS

Autor: RICK WARREN

http://www.submarino.com.br/produto/1/21464256/poder+para+mudar+sua+vida

Deus Me Ama
O amor é dom supremo

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir