Posts recentes

Não há gratidão a Deus que não seja recompensada!

Aqueça o Coração!

Jó 1:1-22 Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal. Tinha ele sete filhos e três filhas, e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas parelhas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente. Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó. Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”. Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”. “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás. “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.” O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor. Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando, e os jumentos estavam pastando por perto, e os sabeus atacaram e os levaram embora. Mataram a espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram a espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e raspou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

Jó 2:3-10Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”. “Pele por pele!”, respondeu Satanás. “Um homem dará tudo o que tem por sua vida. Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.” O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele”. Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. Então Jó apanhou um caco de louça com o qual se raspava, sentado entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Se Deus esta no controle, então por que isso esta acontecendo comigo? Talvez essa seja sua primeira reação quando a calamidade a alcança. Todos vivem períodos de sofrimento, alguns maiores que os outros. Isso é inevitável, inexplicável e muitas vezes imerecido. Jó, um homem que nada fez para merecer seu destino perdeu tudo, incluindo todos os seus filhos e a saúde. Nada na vida pode ser pior. Até o fim de tudo, porém e mesmo no momento de maior tristeza, ele jamais amaldiçoou a Deus. Poderia tê-lo culpado, mas não o fez. Confiou Nele. Sua reação à tremenda perda foi humilhar-se e adorar a Deus. Jó suportou esses momentos terríveis sem que sua adoração a Deus sofresse abalos, e sua vida foi finalmente restaurada. Jó perdeu 7 filhos e 3 filhas, e muito mais: “O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o inicio” (42,12). Talvez você esteja pensando: “Bom para ele, mas ainda assim ele perdeu os primeiros 7 filhos e 3 filhas. Não é possível substituir um filho como se substitui uma casa ou um rebanho de ovelhas”. Jó sofreu demais, é verdade. Mas Deus extraiu o bem de sua atitude. Jó não culpou o Senhor, dizendo: “Por que permitiu isso tudo, Deus?”. Em vez disso, ele afirmou que na vida passamos por situações boas e más, e devemos aceitar cada uma delas com a mesma atitude de reverencia por Deus. A Bíblia diz: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia”. (Tiago 5,11). Por mais dificuldades que tenhamos, chegará um tempo em que a vida voltará a ser boa. (Fonte: A Bíblia da Mulher que Ora – NVI).

– Ao ler essa palavra e a reflexão da autora da minha Bíblia eu refleti de um modo: Tantas vezes em minha vida eu murmurei por estar passando por essa ou aquela situação, por isso ou aquilo estar acontecendo, do porque estar acontecendo essas coisas comigo, que o que eu fiz para merecer isso ou aquilo e tal. Mas me lembrei de que demorei pra entender que tudo que nos acontece seja coisa boa ou ruim sempre têm um propósito, que nenhum mal é eterno, que tudo está sobre o controle de Deus mesmo que em algumas vezes eu duvide, que agora podemos até estar sofrendo, chorando, se desesperando, não entendendo o porquê disso tudo, mas quando tudo acabar seremos recompensados, mas para isso devemos ser gratos a Deus por tudo mesmo, agradecer por tudo que nos acontece seja coisa boa ou ruim, não devemos nos questionar e nem colocarmos a culpa em Deus e nas pessoas que nos cercam, simplesmente se adaptar com as situações e que nem tudo será como sonhamos e queríamos! Vi a situação de Jó como uma ilustração poderosa de como devemos responder à tragédia, problemas e situações em nossa vida. Deus nos dá o que temos e transforma conforme tua vontade! Devemos louva-lo por TUDO, nem sempre conhecemos a razão de nosso sofrimento e problemas, mas podemos ter a certeza que Deus o permite com um propósito, isso às vezes não torna o sofrimento mais fácil, entretanto nos dá esperança para o amanhã, para o futuro e nos fortalece a continuar lutando!

Sendo assim, eu desconheço o que você esteja passando, o que esteja acontecendo, o que você perdeu ultimamente, mas NÃO DESISTA em meio a sua perda, ao desapontamento ou ao fracasso, pois se desistir você perderá o maior milagre de Deus em sua vida. Em vez de murmurar, reclamar e questionar Deus, você deve louvá-lo, ser grato e com certeza Ele te recompensará duplamente, você será capaz de enxergar algo novo e excelente sendo construído por Deus especialmente pra você! Porém, saiba que sempre existiram pessoas como a mulher de Jó que tentará te influenciar a desistir, a não ser grato a Deus, sendo assim “Vigie”, não se contamine com a ingratidão e as palavras alheias das pessoas que te cercam, pois nem sempre elas sabem o que dizem!

Contribuir com o blog Confia no Senhor

E lembre-se sempre: Não há mal que dure para sempre e não há gratidão a Deus que não seja recompensada. Seja agradecido a Deus por tudo sempre mesmo, de todo o coração e com confiança!

Para refletir: “Se você estivesse no lugar de Jó, você seria grato a Deus como ele?”.

By Karina Cherbaty

    

banquete, embora, filhos, madrugada, o homem, sete
Obediência e a oração, nossa arma secreta!
Somos Filhos de Deus…

Posts relacionados

Nenhum comentário

  • Wallace Pires Photography
    24 de maio de 2019 09:09

    Incrível, que meditação da palavra mais incrível! Fazendo devocional, busquei sobre um dos homens mais gratos na biblia, e veio Jó! e esse site! Em tudo temos que dai graças mesmo! Como disseram, não há gratidão que Deus não recompense! Glória a Deus por esse site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir