Atos 9, 36:42 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior. Lida ficava perto de Jope, e quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: “Não se demore em vir até nós”. Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se de pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva. Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.
Sabemos muito pouco sobre Tabita (Dorcas, em grego), exceto que sua reputação era a de estar sempre fazendo o bem, ela “se dedicava a praticar boas obras”. É provável que tenha começado a seguir Jesus durante o ministério itinerante do Mestre. O espirito bondoso e generoso dessa mulher deixara uma terna impressão nas pessoas; portanto, sua morte foi profundamente sentida por muitos na cidade. Quando os cristãos locais convidaram Pedro para o enterro de Tabita, provavelmente só pretendiam que ele a honrasse como uma das servas especiais do Senhor. Em vez de presidir o culto em sua memória, Pedro orou sobre o corpo e ela voltou à vida. Pedro, é claro, deve ter sido guiado pelo Senhor para orar desse modo, e Tabita sem dúvida precisava concluir seu serviço. O resultado desse milagre foi que “muitos creram no Senhor” (9,42). (Fonte: Bíblia da Mulher que Ora – NVI)
Deus por muitas vezes nos chama à orar por grandes coisas e grandes obras/milagres, mas devemos estar cientes que nossas orações serão sempre atendidas se coincidirem com a vontade do Senhor. Ele pode usar tudo a nosso favor e a favor de suas obras, como a nossa fé e nossa ousadia ao orar, só é preciso confiar que grandes obras podemos realizar.
Porém, não podemos se esquecer de que é preciso ser capacitado por Deus para realizar suas obras e milagres. Pois, sempre que o Espirito Santo nos leva a orar por grandes coisas, não devemos se negar a obedecer, pois, é preciso confiar que Deus fará o impossível, ciente de que com Ele ao nosso lado tudo é possível.
Afinal, a oração é poderosa se tiver fé e completa submissão a obedecer à vontade de Deus, mesmo que as coisas aparentam ser impossível.
By Karina Cherbaty