Posts recentes

Desenvolva e exerça seu dom e talento

Desenvolva e exerça seu dom e talento!

Aqueça o Coração!

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. (Romanos 12:7,8)

De acordo com a definição do dicionário: dom é qualidade inata, natural; aptidão, talento. Presente oferecido por alguém; dádiva. Enquanto, talento é aptidão incomum que, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria; engenho. Indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns: é um talento de primeira ordem.

Você conhece, sabe, valoriza ou reconhece os seus dons e talentos?

Essa semana fui questionada à respeito da minha escrita, que desenvolvo textos e pesquisas cientificas com excelência, porém, hoje reconheço que é um dom, um talento. Entretanto, no diálogo foi reconhecido que nunca foi algo que sempre tive e soube fazer, mas que desenvolveu-se com o tempo, circunstâncias e estímulo da prática da leitura, interpretação e resumo. E assim, percebi que foi preciso ousadia, paciência e tentativas.

Quis começar e decidi não parar até alcançar. Mas, e você, está disposto?

Em 2010… Me converti em uma igreja, no qual têm o hábito de leitura da bíblia e escrita, diariamente, mais conhecida como devocional, ou seja, um tempo só com Deus, lendo e interpretando a palavra de Deus. E foi exatamente ali, naquela fase que foi o inicio de tudo, rs. Sempre fui mais propícia à área de exatas, e quando se tratava de escrever, ler, interpretar, desenvolver redação, resumos e tal, eu era uma das piores. Porém, ao ser desafiava e estimulada a prática de devocional, fui melhorando um pouquinho por vez, e diversas vezes, me sentia mal por ver que meus irmãos de grupo da igreja se expressarem bem por escrita, além da verbal. 

Até que um belo dia depois de uns anos, incomodada, orei e pedi a Deus que me ajudasse à melhorar nisso para a Sua honra e glória. E a partir disso, fui melhorando, fui escrevendo com mais frequência, até que foi criado esse Blog e fui convidada por um casal de amigos à fazer parte. E agora, depois de 11 anos de prática, atuo na área de pesquisas, e também, oriento universitários na fase do T.C.C., relatórios de estágio e escrita, além de atuar na área de Educação Física, como personal trainer, professora de aulas em grupos, no qual são outros dons e talentos, que compartilho dia após dia, que também foram desenvolvidos e outros, natural.   

Contribuir com o blog Confia no Senhor

Dons e talentos pode ser adquiridos e desenvolvidos com o tempo e circunstâncias, Mas…

Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém. (1 Pedro 4:10,11)

Com isso, percebe-se que dons e talentos podem ser desenvolvidos e adquiridos, entretanto, na maioria das vezes, depende exclusivamente de você, seu esforço, sua paciência em melhorar devagar, e respeitar o seu ritmo e processo. Sendo assim, te desafio à exercer, desenvolver e adquirir talentos e dons, dia após dia, em diversas áreas da sua vida, para: abençoar uns aos outros, às vezes se comunicar melhor, ou a fim de apoiar, de direcionar, de animar, de servir, e diversas outras formas de atuar em prol de si mesmo e do próximo. 

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Façam tudo sem queixas nem discussões. (Filipenses 2:13,14)

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)

Façam tudo com amor. (1 Coríntios 16:14)

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. (Colossenses 3:23,24)

Por isso… Não desista na primeira dificuldade, desânimo ou frustração. Tente, respira e tente mais uma vez! Você é capaz de grandes coisas e vai longe!! Não desista de você, dos dons e talentos, que ainda, desconhece.

dom, escolhas, reflexão, talento
Memorial de Páscoa
O tempo de Deus e os Seus desígnios…

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir