Guardar o coração: orientações para uma jornada segura

Guardar o coração: orientações para uma jornada segura

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)

O coração é um tema central nas Escrituras Sagradas, mencionado repetidamente como o centro das motivações e das decisões humanas. A passagem de Provérbios 4:23 nos lembra da importância de guardar o coração, pois dele fluem as questões que moldam toda a nossa existência. Jeremias 17:9, por sua vez, nos alerta sobre a natureza enganosa do coração humano.

É fascinante como as Escrituras nos direcionam a atentar para o cuidado com nossos corações. Neles residem as fontes de nossas ações, os impulsionadores de nossos sonhos e a sede de nossa força para superar desafios. No entanto, também é onde podem se esconder as más intenções, as interpretações equivocadas e a sutil presença do pecado.

É como se o coração fosse o volante de um carro, determinando a rota que seguimos. Mas, cientes da advertência bíblica sobre a natureza enganosa do coração (Jr 17:9), sabemos que essa jornada pode nos levar a lugares perigosos, ameaçando diversos aspectos de nossas vidas.

Entretanto, ao nos empenharmos em guardar nossos corações, entregando-os nas mãos do Senhor para que Ele dirija nossos passos, encontramos segurança em nossa caminhada. Porém, guardar o coração não significa negar sentimentos legítimos, fechar-se para amizades saudáveis com pessoas do sexo oposto, temer decepções, subestimar questões sentimentais ou sofrer em silêncio.

Ao contrário, guardar o coração é cuidar dele, não fechá-lo. É um passo crucial para que, quando o amor chegar, possamos vivê-lo plenamente, sem os empecilhos do passado. Portanto, enquanto aguardamos com paciência no Senhor, podemos orar como o salmista: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade.” (Salmos 26:2-3)

E que possamos nos lembrar sempre das palavras do Senhor em Jeremias 17:10: “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”

Que ao guardarmos nossos corações, possamos caminhar com confiança na jornada da vida, confiando na direção segura do nosso Deus amoroso.

Alegrar o coração de Deus, coração, direção

Pesquisar

Artigos Relevantes

Deus é a nossa fortaleza: encontrando forças em Deus
Transformação espiritual: nada muda se…

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir